UM QUADRILÁTERO PROBLEMÁTICO


ATORES: 1- HOMEM CASADO PELA 2a. VEZ COM UM FILHO DO PRIMEIRO CASAMENTO. 2- ESPOSA ATUAL 3- EX-ESPOSA.

         Esta é uma configuração problemática. Se uma simples relação amorosa não complicada por fatores extras já traz problemas relacionais ---- considerando-se a dinâmica de cada um e o encontro destas dinâmicas ----- imagine-se então uma relação amorosa sobrecarregada pela presença de uma ex-esposa presente na figura de um filho que deverá estar periodicamente com o pai e com sua nova esposa. Em primeiro lugar a criança é para a nova esposa, a representação viva da ex-mulher e isto criará uma atmosfera de desconforto, por mais que as atitudes tomadas sejam adequadas. A necessidade de comunicação entre o marido e a ex-esposa é outra fonte de perturbação. Estará ele dando atenção exagerada à ex-esposa? Seu tom de voz não está demasiadamente meloso? Não cede ele um espaço excessivo à ex em detrimento do espaço da atual? Não estará ele sendo dominado pela grande inimiga (a ex) numa dominação que repercute nas relações maritais?

         O confronto muitas vezes se faz diretamente entre marido e esposa com questionamentos racionais e irracionais. Em outras ocasiões o confronto é feito através do filho do primeiro casamento. “Ele está malvestido. A ex cuida mal dele e sou eu --- a esposa atual --- quem tem de corrigi-la. Ele está sendo mal-educado e sou eu quem tem de sofrer as consequências disto. Ela usa a criança para te manipular atrapalhando as nossas atividades.”

         No início o mal-estar despertado pela criança na esposa atual aparece como confuso, não sabendo ela discriminar a mistura de sentimentos que a criança desperta. Aos poucos ela vai discriminando os diversos sentimentos e passa a poder trabalhar com eles. Entre estes está o de ciúme da criança com o marido. Ela quer ser a única e exclusiva para o marido, mas ele tem também o filho a quem dá boa parte de sua atenção. Nesta situação a esposa, sem ter consciência disto, reivindica um atendimento de pai e mesmo de mãe do marido. É claro que isto vem disfarçado por racionalizações de uma lógica adulta, racionalização esta que esconde o desejo infantil inconsciente de fusão e simbiose. Enfim, é preciso lidar com esse quadrilátero potencialmente explosivo com muita cautela: distinguir fantasia de realidade;  não se deixar levar por excessos de emoção que podem levar ao cometimento de atos exagerados e mesmo perigosos, à impermeabilidade de comunicação e à radicalidade.
                                                                Nahman Armony
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário