AOS 75 ANOS DE MINHA MÃE




Que  falar dos 75 anos de minha mãe
Que não seja piegas, chavão, lugar-comum?


Quantas heroínas já não foram cantadas
                        Por seus  feitos
                                   Sacrifícios
                                               Renúncias?


Quantas vidas não foram  gastas
Numa dura luta  contra um destino
                                               Demente?


E quantas não tiveram exaltadas
                                   A abnegação
                                   A  coragem              
                        E acima de tudo
                               A dedicação maior
                            O esquecimento de si mesmas?


Mas nada disto importa
Não importam as heroínas
                        Nem os heroísmos


Importa a
            Minha mãe

Aquela que  me deu o amor que pôde
No tempo roubado às lutas

Aquela que me deu o pão possível
A roupa necessária
A escola sofrida


As heroínas existem em livros
                                   nos mitos
                                   nas lendas


Minha mãe é real
Está aqui
Hoje
Nos seus setenta e cinco anos de uma vida profícua
De mais realizações que ela própria imagina

Está aqui
Modestamente
Pensando que não merece esta homenagem
Mas também sabendo
Que qualquer festa é nada
É demais
Diante de uma vida setenta e cinco anos vivida.

                                                                       Nahman Armony

Nenhum comentário:

Postar um comentário