WINNICOTT E A CRIATIVIDADE

A palavra criatividade, que até então dormia tranquilamente sua letargia secular, sofre um estremecimento eletroquimiomagnético quando Winnicott a sacode enxotando-a para um novo caminho paradigmático. Tento acompanhá-la nesta jornada, mas logo me confundo.
Vendo meu desespero, Winnicott toma-me carinhosamente pelas mãos e me encaminha para a remota infância com a promessa de que, findo o processo de entendimento e assimilação saberei distinguir os dois significados de criatividade.        


Winnicott nos fala de uma criatividade primária. Seria uma criatividade que surgiria a partir da subjetividade pura, ainda sem objeto. Um bebê com fome tem uma sensação física. Esta sensação física vem acompanhada de uma atávica intuição de que existe um Acontecimento capaz de aliviar esta fome. É uma sensação vaga, nebulosa que vai se delineando cada vez mais claramente na medida em que as experiências de mamada se repetem. Usando uma linguagem fotográfica, a resolução é cada vez mais nítida. O objeto que vai se delineando, a princípio não tem existência própria. É criação/extensão do bebê. Este ainda não tem noção de eu e outro. Na medida em que o fenômeno seio/mãe/circunstâncias vai se tornando mais nítido o bebê começa a distinguir o eu do não-eu. O cenário está pronto para o lento caminhar em direção ao objeto transicional/espaço potencial. O objeto que era um objeto inerte, sem significado – um paninho pendurado no berço – é sequestrado pelo bebê e levado ao rosto onde, em um espaço potencial adquire o status de objeto transicional, um objeto que é ao mesmo tempo lenço e mãe, interno e externo, um objeto precioso, protetor, confortante só deixado no limbo e, portanto só  guardado pelo esquecimento, com o passar da infância. Pois bem, enquanto o objeto é só subjetivo, isto é, quando não há distinção entre eu e não-eu a criatividade seria chamada de primária. Uma criatividade que perdura por traz e por entre fenômenos (objetos) já impregnados de externalidade.
Recapitulando: de inicio temos apenas sensações, em um cenário exclusivamente subjetivo. Sobre a sensação aplica-se aquilo que Winnicott chamou de “elaboração imaginativa de função” através da qual um mundo de fantasia abre-se para o bebê. O passo seguinte acontece quando a mãe ‘falha’, provocando uma desilusão no bebê, com a ameaça da perda de uma ‘continuidade de ser’. Cria-se um gap na comunicação mãe-bebê, da qual o bebê se defende através da formação de pelo menos duas invenções: 1- a criação da  mente intelectual e 2- a criação do objeto transicional/espaço potencial.

Cria-se um ‘gap’ na relação mãe-bebê do qual o bebê se recupera criativamente através de 1- formação de uma mente intelectual e 2- através das formações transicionais ---- objeto transicional/espaço potencial.  
Como acima eu estava dizendo, a dor da fome sofre uma “elaboração imaginativa de função” e aparece aquela sensação vaga e indefinida de existir um objeto que corresponde à fome. Quando surge o seio o bebê dirá “Ah aqui está o objeto que eu elaborei imaginativamente a partir da função digestiva”. A sensação vaga permite uma elaboração imaginativa de função. O Acontecimento SEIO agora apresenta uma dupla face: ele é subjetivamente concebido e objetivamente percebido. Este pequeno ser humano deve agora, ao mesmo tempo, aprender a conviver com o paradoxo e a distinguir o objetivo do subjetivo. Acrescenta-se, pois à elaboração imaginativa um reforço dado pelo reiterado reaparecimento do objeto objetivo seio. Este constante reaparecimento não impede que o mundo de fantasia continue a existir assim como continua a funcionar a elaboração imaginativa de função. Ao lado da elaboração imaginativa de função ou com ela misturado continua processando-se uma tomada de conhecimento objetivo do mundo exterior. Como o seio continua investido de fantasias, o objeto objetivo seio agora é subjetivamente concebido e também objetivamente percebido. Embaralham-se o subjetivo e objetivo sem deixarem de realizar suas funções.

Outro aspecto da criatividade tem sua origem no espaço transicional. E aqui criatividade tem a ver com contacto vivo com o mundo externo. Significa dar um sentido à vida. Significa sentir que o mundo lhe pertence e que ele pertence ao mundo. Ele experiencia o mundo e o mundo o experiencia. Ele é o mundo e o mundo é ele. Esta sensação/acontecimento tem seu precursor na dependência absoluta do bebê. Esse conjunto é a experiência de onipotência do bebê. Sua segunda etapa nós a encontramos na experiência de transicionalidade, de espaço, objeto e fenômenos transicionais, onde ele já reconhece a realidade externa (objeto objetivamente percebido), mas impregna este objeto de subjetividade. Enquanto protegido pelos pais e enquanto intelectualmente imaturo, predomina o subjetivamente concebido. Aos poucos a objetividade torna-se uma necessidade e encontram-se várias formas de mistura e convivência do subjetivamente concebido e objetivamente percebido.
A criatividade depende de uma mãe suficientemente boa capaz de um holding adequado, isto é, um holding que permita o bebê aceder ao espaço potencial. O holding é uma nova maneira de ver e viver a vida, uma nova perspectiva, diferente do autoritarismo, dever, imposição, falso self, etc. Juntamente com o holding temos a espontaneidade, o espaço transicional, o verdadeiro self.
O viver criativamente tem a ver com a força vital que lança mão dos instintos para tornar-se um objeto ontologicamente presente no mundo. Esses instintos evocados pela força vital dão existência ao viver criativo. O viver criativo guarda a convicção de primeira possessão; daí o seu forte sentimento de pertencimento ao Universo. Sua origem está na experiência onipotente vivida pelo bebê; essa origem permite encontrar poesia e arte nas coisas mais simples existentes no Universo. Estou agora falando da capacidade de envolver o objeto objetivo e penetrá-lo de subjetividade. Isso fica bem exposto no filme Paterson onde um simples objeto inanimado é vivido intensamente em inúmeras dimensões, ganhando uma aura de pura poesia.
Interessa especular se criatividade deve ganhar o qualificativo de primário?  
Talvez a palavra ‘primário’ tenha a função de acentuar a importante contribuição do bebê existente em todo ato de criativo.    
                                 
                                    Nahman Armony

  

Um comentário:

  1. Fantástico Dr Nahman,Que explicação brilhante,Por favor permita -me compartilhar com meus amigos e colegas. Um Especial Abraço..Arturo

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